Blog

Combatendo a mosca do chifre e o carrapato com pouco manejo

MOSCA DO CHIFRE

A mosca-dos-chifres, Haematobia irritans (Díptera: Muscidae), é um dos ectoparasitas de maior importância para a bovinocultura em todo o mundo. Ambos os sexos são hematófagos obrigatórios e têm como hospedeiro preferencial bovinos de pelagem escura, podendo também realizar o repasto sangüíneo sobre outras espécies de animais, como eqüinos, ovinos e caninos. Por permanecer todo o tempo sobre o hospedeiro, a mosca-dos-chifres acaba por causar grande estresse aos animais, o qual é responsável pela maioria dos prejuízos relacionados à presença da mosca em sistemas de produção de bovinos, como perda de peso, ganho de peso zero e queda na produção de leite. Outro prejuízo importante causado pela mosca-dos-chifres está relacionado com a qualidade do couro dos animais infestados, pois um intenso parasitismo sobre o animal acarreta uma reação local na pele podendo torná-la grossa e inflexível e, portanto, de menor qualidade (GUGLIELMONE et al., 1999).

 

CARRAPATO

O carrapato é um problema bem conhecido de todos que trabalham com bovinos. É um parasita que, para se desenvolver, precisa passar uma fase de sua vida nos animais. É importante saber que o carrapato dos bovinos é diferente do carrapato dos equinos. Neste artigo será discutido apenas o carrapato comum dos bovinos (Boophilus rnicroplus), principalmente dos bovinos de leite da região do Brasil-Central, cuja maneira de combate 6 diferente do que é feito para bovinos de corte. A importância dos carrapatos para a criação, é que eles prejudicam os animais ao sugarem o sangue e transmitirem os parasitas que causam a Tristeza Parasitária, Piroplasmose ou Doença do carrapato. Além desses dois fatores, causam outros prejuízos, como a irritação e as perfuraçóes no couro.

 

COMBATE “SUPER FLY”
Super Fly é um combatente do desenvolvimento de pragas (insetos), indicado para a prevenção e combate de infestação por mosca-dos-chifres (Haematobia irritans), e carrapato (Boophilus microplus).

Quando utilizado junto ao sal mineral, o Super Fly passa através do trato digestivo até alcançar as fezes matando as larvas. Quantidades mínimas são absorvidas e não deixando resíduos tanto na carne quanto no leite, acima dos limites máximos estabelecidos.

Efeito age inibindo o desenvolvimento das larvas no esterco e fezes dos animais tratados. E controla a proliferação do carrapato através do sangue, seu princípio ativo não interfere no desenvolvimento dos insetos benéficos que se desenvolvem no esterco.

Suplemento mineral para controle de carrapato e mosca do chifre, 100% natural, baixo custo, reduz manejo, fácil administração, atóxica, ação sistemática, auxilio no ganho de peso e melhora o sistema reprodutivo. Garante dose extra de macros e  microminerais.

 

MODO DE USO

Bovinos: Adicionar 1kg de Super Fly em 25kg de sal mineralizado ou 2kg por tonelada de ração.